UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE TEOTÔNIO VILELA/AL

  • Autor
  • Alice Correia Leão
  • Co-autores
  • Sanadia Gama dos Santos
  • Resumo
  •  

    O trabalho apresentado tem como objetivo analisar o modo como o letramento está marcado nos textos escritos de alunos do ensino fundamental em uma escola da zona rural localizada no município de Teotônio Vilela. A metodologia utilizada é qualitativa interpretativista. BORTONI-RICARDO (2008), na área da Linguística Aplicada, tendo fundamento o viés dos Novos Estudos do Letramento sob o foco do conceito de dimensões escondidas apresentada por (STREET, 2010), que nos permite um pensamento ampliado às novas visões para os diferentes contextos e práticas da escrita e nos estudos do letramento no Brasil, a partir da visão de letramento como prática social em contextos escolares trazidos por KLEIMAN (1995), ASSIS e KLEIMAN (2016), e (VIANA, 2016). Os resultados apontam a necessidade de redefinir os modelos de letramento nesses ambientes estudados, levando em apreço o contexto dos alunos e a sensibilidade de olhar para os processos de aprendizagem em contextos historicamente excluídos pela sociedade. 

     

  • Palavras-chave
  • Escrita, Zona Rural, Letramento.
  • Área Temática
  • Letras-Português PIBID
Voltar Download
  • Biologia PIBID
  • Química PIBID
  • História PIBID
  • Geografia PIBID
  • Pedagogia/alfabetização PIBID
  • Matemática PIBID
  • Letras-Português PIBID
  • Letras-Português/Espanhol PIBID
  • Intercultural Indígena PIBID
  • Biologia RP
  • Química RP
  • História RP
  • Geografia RP
  • Pedagogia/alfabetização RP
  • Matemática RP
  • Letras-Português RP
  • Letras-Inglês RP

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica