PIBID CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DOCENTE

  • Autor
  • Byanca dos santos
  • Co-autores
  • Maria Edlene Rodrigues dos Santos
  • Resumo
  • Este artigo visa relatar as contribuições compartilhadas a partir das experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo é descrever de que maneira o programa contribui para a formação inicial de professores do curso de História na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) Campus III. O PIBID proporciona aos acadêmicos de licenciatura envolvidos um contato direto com a realidade escolar e suas complexidades, dando a oportunidade de conhecimento de um rico processo de formação inicial e continuada. Na discussão ancorada em Freire (2008), Tardif (2010), Luckesi (2010) e Libâneo (1994), procuramos evidenciar a importância do PIBID para a formação acadêmica, já que o programa propõe estabelecer uma relação entre a teoria e a prática, na inovação metodológica e na relação universidade/escola. A pesquisa qualitativa desenvolveu-se a partir de estudos bibliográficos e aplicação de um questionário semiestruturado com os acadêmicos participantes do PIBID do curso de História.

  • Palavras-chave
  • Aprendizagem, Abordagem, Desenvolvimento.
  • Área Temática
  • História PIBID
Voltar Download
  • Biologia PIBID
  • Química PIBID
  • História PIBID
  • Geografia PIBID
  • Pedagogia/alfabetização PIBID
  • Matemática PIBID
  • Letras-Português PIBID
  • Letras-Português/Espanhol PIBID
  • Intercultural Indígena PIBID
  • Biologia RP
  • Química RP
  • História RP
  • Geografia RP
  • Pedagogia/alfabetização RP
  • Matemática RP
  • Letras-Português RP
  • Letras-Inglês RP

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica