A educação ambiental (EA) é uma ferramenta se bem estabelecida enfatiza a relação dos homens com o ambiente natural, as formas de conservá-lo, preservá-lo e de administrar seus recursos adequadamente. O presente artigo tem como objetivo relatar a percepção dos alunos sobre EA no sentido de abordar uma forma de aprendizagem mais significativa sobre meio ambiente por intermédio do Programa Residência Pedagógica. A metodologia da pesquisa provém de um estudo de caso, pois entende-se que esta é a melhor forma de compreender os dados coletados em pesquisa na Escola Municipal Pedro Cândido da Silva, localizada no Assentamento Sítio Cavaco a 18 km do município de União dos Palmares AL. Para alcançar os objetivos deste trabalho foram elencadas algumas questões desenvolvidas no sentido de compreender de que forma os discentes compreendem a educação ambiental escolar e sua devida importância no dia a dia. O público alvo destes questionamentos foram os alunos do 9° ano do ensino fundamental da escola-campo do programa. O estudo realizado foi de grande riqueza a partir do momento em que foi possível perceber como vem crescendo a importância de se trabalhar o processo ambiental dos dias atuais onde o problema do lixo e desmatamento se torna cada vez mais grave preocupante. Unindo a teoria e a prática que auxiliou do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, intensificando o trabalho coletivo entre discentes, professores, funcionários e até voluntários ressaltando a concretização do objetivo da consciência ambiental.
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