O ENSINO EM PRÁTICA: experiência com o Pibid, minicurso e dificuldades

  • Autor
  • Alberto Pereira de Oliveira
  • Co-autores
  • Pedro Bezerra de Novais Neto , Vinícius Fernandes Costa Ferro
  • Resumo
  • A experiência do ensino ocorre naturalmente com sua prática, mas por meio do PIBID (Projeto

    Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) esse processo é facilitado e adiantado. Assim, os minicursos

    ofertados pelo projeto, foram a porta de entrada para esse ambiente. No entanto, as dificuldades das aulas remotas

    evidenciaram as desigualdades e como esse modo de ensino é excludente. Procurou-se apresentar como são

    elaboradas as atividades num momento caótico de pandemia com ensino à distância e possuindo uma maioria de

    alunos que não desfruta de uma excelente estrutura para acessar as aulas disponibilizadas via plataforma Google

    Meet. A produção deste texto tem como arcabouço teórico e metodológico os pressupostos de Fonseca (2009),

    cuja teoria destaca duas condições para que a aprendizagem seja significativa, especialmente no ensino de história.

  • Palavras-chave
  • Ação educativa, Ensino à distância, Experiência mútua.
  • Área Temática
  • História PIBID
Voltar Download
  • Biologia PIBID
  • Química PIBID
  • História PIBID
  • Geografia PIBID
  • Pedagogia/alfabetização PIBID
  • Matemática PIBID
  • Letras-Português PIBID
  • Letras-Português/Espanhol PIBID
  • Intercultural Indígena PIBID
  • Biologia RP
  • Química RP
  • História RP
  • Geografia RP
  • Pedagogia/alfabetização RP
  • Matemática RP
  • Letras-Português RP
  • Letras-Inglês RP

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica