Este estudo tem como objetivo analisar a trajetória do PIBID, subprojeto de História-2020, na Uneal – Palmeira dos Índios, pontuando as metodologias dinâmicas aplicadas, bem como alguns impasses encontrados e a descontinuidade na execução dos projetos educacionais que por vezes vislumbravam uma alfabetização da massa e uma instrumentalização da educação. Ao pensarmos no contexto histórico referente a educação no Brasil, o índice de analfabetismo, a evasão escolar e a desmotivação, procuramos proporcionar uma reflexão sobre os descasos e as dificuldades enfrentadas por alunos e professores diariamente na sala de aula presencial e/ou virtual. Nessa análise traremos a concepção de Paulo Freire sobre educação, onde aprender e ensinar são questões centradas no diálogo resultando na relação professor-aluno. Desse modo, buscamos entender a situação atual da educação na sociedade contemporânea a partir da observação e aplicabilidade de atividades e rodas de conversas realizadas, junto a um contexto histórico no qual a educação é sempre colocada como secundária quanto ao crescimento econômico e aos interesses da classe dominante. Metodologicamente apresenta-se uma pesquisa bibliográfica nos pressupostos teóricos de Fischer 1992, Aranha 1996, Freire 1996, Almeida 2010, entre outros.
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