"ABRAM AS CORTINAS" Os desafios de inserir o teatro no contexto do ensino remoto

  • Autor
  • Vitória Soares de Araújo
  • Co-autores
  • Alexandre Souza de Oliveira Terto , Jocelina Alves Tenório
  • Resumo
  •  

    Esse artigo propõe-se a relatar a experiência em um minicurso de Teatro, ministrado a partir de uma proposta apresentada pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), no curso de História da UNEAL (Universidade Estadual de Alagoas) durante a pandemia ocasionada pela COVID-19. O objetivo foi analisar como o teatro pôde contribuir no desempenho escolar dos estudantes da Educação Básica. A metodologia usada foi pesquisas bibliográficas em artigos e livros, utilizando autores como Fonseca (2009), Spolin (2007), Japiassu (2008), Hansted e Gohn (2013), Koudela e Santana (2005) e Coelho (2014). Assim, buscou-se suscitar uma reflexão sobre como, de forma didática e experiencial, conseguiu-se fazer com que discentes da Educação Básica aprendessem a importância da arte teatral, possibilitando assim, enxergar e aprender sobre o basilar do teatro e demonstrá-lo, mesmo em exercícios onde a presença física era imprescindível.

     

  • Palavras-chave
  • Educação, Ludicidade, Metodologias
  • Área Temática
  • História PIBID
Voltar Download
  • Biologia PIBID
  • Química PIBID
  • História PIBID
  • Geografia PIBID
  • Pedagogia/alfabetização PIBID
  • Matemática PIBID
  • Letras-Português PIBID
  • Letras-Português/Espanhol PIBID
  • Intercultural Indígena PIBID
  • Biologia RP
  • Química RP
  • História RP
  • Geografia RP
  • Pedagogia/alfabetização RP
  • Matemática RP
  • Letras-Português RP
  • Letras-Inglês RP

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica