De inicio, o presente artigo relata as dificuldades no aprendizado da matemática, em particular ao ensino da geometria plana. Então, como uma alternativa para facilitar à aprendizagem dos discentes vimos que a utilização da modelagem em um contexto histórico e contemporâneo seria de grande relevância, pois, através dela podemos trabalhar a interdisciplinaridade, mostrando a utilidade da matemática fora do âmbito escolar, logo, os alunos enxergariam essa disciplina com outros olhos, uma vez que iriam perceber significado no conteúdo que está sendo abordado e sentiriam motivados a estuda-lo. A partir dessa situação, foi desenvolvida uma sequência didática, na modalidade síncrona e assíncrona, com alunos do 6º ano da escola Estadual Aurino Maciel (Arapiraca-AL), na qual participaram 26 alunos. A primeira parte da sequência foi síncrona, fizemos uma abordagem sobre as figuras planas e em seguida aplicamos um Quiz no kahoot, para diagnóstico da aprendizagem. Na segunda parte assíncrona foi solicitado aos alunos que buscassem objetos pela casa com formatos de figuras planas para compreender e relacionar a modelagem matemática com o conteúdo. Dessa forma, incentivando os educandos a serem protagonistas do seu próprio aprendizado e despertando a curiosidade deles, para enxergar a matemática e as figuras planas no seu cotidiano.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica