Este trabalho caracteriza-se por meio de relatos de experiências com os discentes do curso de Pedagogia, integrados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ofertada na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) Campus I Arapiraca/AL, no período de 18 meses realizado em instituições de ensino com turmas regulares dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas parceiras do programa: “Escola Claudecy Bispo dos Santos, Escola Jayme de Alta Villa, Escola de tempo Integral Professor Mário César Fontes”. Para a realização dessa pesquisa, foi aplicado um questionário com perguntas objetivas e subjetivas aos pibidianos, com o intuito de verificar as contribuições do subprojeto: “Ludicidade um viés metodológico para a contribuição da prática docente-Interlocução entre universidade e escolas básicas”, na formação docente. Os relatos registrados levam em consideração autores que tratam da temática abordada, tais como: ANJOS e COSTA (2012), MINAYO (1994), TARDIF (2000) dentre outros. Após a análise dos dados, pode-se inferir que, a participação dos bolsistas de iniciação à docência, apresentou resultados relevantes, ao passo que contribuiu na melhoria da formação acadêmica dos discentes. Para tanto, os relatos obtidos na pesquisa comprovam que as práticas pedagógicas desenvolvidas nas instituições municipais de ensino foram exitosas, pois, favoreceram não apenas na aprendizagem dos alunos das escolas públicas, sobretudo, nas práxis do futuro professor.
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