A integração do raciocínio geográfico nas ações do Residência Pedagógica

  • Autor
  • Renata Tenório Cavalcante da Silva
  • Co-autores
  • Ana Beatriz Pereira de Oliveira , Ailton Feitosa
  • Resumo
  • Desde que o surto da COVID - 19 assolou a população mundial e propiciou o distanciamento social, discussões sobre o ensino, seus desafios e perspectivas apresentam, junto ao caos instaurado, preocupações, falas eminentes e lutas recorrentes acerca das dificuldades enfrentadas no âmbito educacional, tanto no meio universitário, quanto na educação infantil e básica. O contexto em que se insere a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um dos eixos que será refletido no trabalho, a partir do qual se abordará os desafios de integrar o eu, o tu e o nós como parte do processo educativo. Assim, objetiva-se analisar as atividades executadas em duas turmas do ensino médio de uma escola da rede pública do município de Palmeira dos Índios, refletindo-se sobre as práticas e os desafios da educação geográfica nesse cenário, que perpassa enfrentamentos decorrentes da conjuntura e das barreiras formadas pela pandemia. Castellar (2020), Freire (2011), bem como demais autores que abordam questões que englobam a geografia escolar, a educação em seu contexto amplo e diversificado foram base para a elaboração desses escritos. Enfim, o diálogo que será traçado neste trabalho será uma análise do ponto de vista experiencial de quem escreve e vivenciou as circunstâncias relatadas.

  • Palavras-chave
  • Aprendizagem, Ensino de Geografia, Pandemia.
  • Área Temática
  • Geografia RP
Voltar Download
  • Biologia PIBID
  • Química PIBID
  • História PIBID
  • Geografia PIBID
  • Pedagogia/alfabetização PIBID
  • Matemática PIBID
  • Letras-Português PIBID
  • Letras-Português/Espanhol PIBID
  • Intercultural Indígena PIBID
  • Biologia RP
  • Química RP
  • História RP
  • Geografia RP
  • Pedagogia/alfabetização RP
  • Matemática RP
  • Letras-Português RP
  • Letras-Inglês RP

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica