No decorrer do processo de ensino-aprendizagem educacional novas metodologias foram inseridas a fim de proporcionar estímulos às crianças, como por exemplo o brincar, que traz benefícios para o desenvolvimento das mesmas. Mediante a isso, indaga-se: qual a relação que o brincar tem com o aprender? O objetivo deste trabalho é investigar como as brincadeiras e jogos são inseridos no âmbito escolar e se a partir deles as crianças desenvolvem a sua identidade e autonomia. A pesquisa traz uma reflexão acerca do direito ao brincar na educação infantil, ao mesmo tempo que busca incentivar, impulsionar e encorajar os professores a pensarem sobre a importância dos jogos no processo de ensino e aprendizagem, destacando que eles são uma fonte de prazer e descoberta e que possivelmente contribuem para o desenvolvimento da identidade e autonomia das crianças. Portanto, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, através de uma entrevista online, por meio da plataforma Google forms, colhendo relatos de experiências de Professores e Pibidianos que atuam em instituições públicas de ensino em Arapiraca-AL. O estudo possui embasamento teórico de autores como: Piaget (1962), Kishimoto (1998; 2010), Freire (1989), Petry (1986, p. 8), Cratty (1975), Vygotsky (1989), Lüdke (1986), Marconi e Lakatos (1999). Dessa forma, a pesquisa reitera que exercícios lúdicos são indispensáveis para fomentar as práticas que envolvem a leitura e a escrita, pois são verdadeiros facilitadoras dos relacionamentos e das vivências no contexto escolar.
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