Devido as mudanças sociais a educação precisa se atualizar para atender as, não tão novas, demandas coletivas. Por isso torna-se indispensável a utilização das Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) como recurso pedagógico. Visto isso o presente trabalho, desenvolvido nas atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), teve como objetivo ensinar sobre o sistema de numeração em turmas do sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal da cidade de Arapiraca utilizando a comunicação audiovisual e verificando o desempenho dos alunos por meio de atividades enviadas pelo Google Forms. Procedemos desenvolvendo três vídeos um para cada sistema de numeração exposto no livro didático utilizado pelas turmas, sendo os sistemas: egípcio, romano e babilônico, para a confecção destes foi utilizado o software disponível no site animaker.com, fora também seguida definições previas: o vídeo deveria ter no máximo 4 minutos, narração explicando o conteúdo e apresentação escrita dos símbolos e regras dos sistemas de numeração. As atividades foram compostas por questões desenvolvidas a partir do mesmo livro didático e por pesquisas feitas na internet. Consideramos satisfatório o desempenho dos alunos, pois houve uma porcentagem de acerto acima de 75% em 12 das 17 questões propostas. Além disso os dados nos permitiram fazer suposições relacionadas aos conhecimentos prévios e acreditar que houve compreensão de boa parte do conteúdo, nos levando a crer que o vídeo é viável como recurso didático para o ensino de sistemas de numeração.
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