A Escola Monsenhor José Soares de Melo está localizada no bairro Brasiliana, no município de Arapiraca - AL. A escola foi erguida graças a um esforço enorme dos residentes do bairro que tinham uma enorme demanda por acesso ao ambiente educacional. Por ser um bairro que se afasta do centro da cidade, o Brasiliana sempre apresentou carência de recursos básicos para a assistência à população, entre eles a segurança pública. Logo, começaram a surgir um conjunto de enunciados pejorativos que mancham a imagem do bairro até hoje. O presente trabalho busca ancorar-se em paralelo a teoria foucaultiana para entender de que modo os discursos sobre o bairro afetam a escola e além disso, tentar entender a relação entre a escola-espacialidade. Para isso, usaremos como metodologia a arquegenealogia por possibilitar uma melhor análise da relação sujeito-discurso e a constituição de uma verdade sobre um objeto. Com esse trabalho almejamos promover um convite a reflexão da comunidade do bairro brasiliana sobre a importância da escola para a cidade e evidenciá-la como parte da socialização e produção-interação com a cultura do bairro.
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