- Autor
- Ana Raquel Alves Silva
- Co-autores
- Silmara Pereira da Silva , Juliana Oliveira de Santana Novais
- Resumo
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O presente relato de experiência parte das observações feitas, durante o ano de 2021, por duas graduandas participantes do Residência Pedagógica (RP), durante as aulas de língua portuguesa desenvolvidas no 9º ano do ensino fundamental anos finais, em uma escola municipal da cidade de União dos Palmares- AL. Devido ao momento pandêmico, ocasionado pelo novo coronavírus, as instituições de ensino e os profissionais envolvidos com a educação tiveram que se adaptar a uma nova forma de ensino no qual não estavam preparados, uma vez que a realidade foi transformada em um curto espaço de tempo. Desde março de 2020, o ensino antes presencial migrou para o on-line fazendo com que estudantes e professores passassem a se relacionar quase que exclusivamente por meio das (TDICs), o que acabou afetando diretamente o projeto RP, que se iniciou em outubro de 2020. Em agosto de 2021 as aulas passaram para o sistema híbrido, acarretando uma nova adaptação do sistema de ensino/aprendizagem. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é descrever as experiências vivenciadas por duas residentes, graduandas em letras pela Universidade Estadual de Alagoas - Campus V, nesse contexto tanto de distanciamento social quanto de retorno às aulas no formato híbrido. Como base teórica, recorremos aos estudos sobre ensino de língua portuguesa na educação básica bem como a BNCC. Nesse contexto que estamos vivendo, as TDIC e os jogos se tornaram essenciais mostrando novas maneiras de ensinar e de aprender nessa nova realidade de isolamento social e retorno parcial às aulas.
- Palavras-chave
- TDIC, Ensino, Residência Pedagógica, Relato de experiência, Pandemia.
- Área Temática
- Letras-Português RP