O programa Residência Pedagógica tem se tornado um espaço importante nas políticas públicas do Brasil, pois é o primeiro programa voltado para a formação inicial dos estudantes das licenciaturas. Frente a pandemia do Covid-19 foi necessário desenvolver suas atividades de maneira online para dar prosseguimentos a formação dos residentes para as práticas escolares. Assim esse artigo discorre sobre a temática do papel da Residência Pedagógica no contexto da Educação Remota no Ensino Médio e as contribuições das disciplinas pedagógicas na formação de professores, como a disciplina de Estágios Curriculares, Didática e Tópicos Especiais em Tecnologia da Informação no ensino de História. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa fundamentada nos estudos de autores como Alagoas (2020), Harari (2018) e Libâneo; Oliveira; Toschi (2012), entre outros. A pesquisa se desenvolveu a partir das observações e discussões entre residentes, preceptores e docente orientador e professores da escola em estudo por meio da aplicação de questionários online. Como resultado foi destacado a relevância desse projeto para todos os envolvidos, principalmente na formação dos residentes para o enfrentamento da sala de aula tanto presencial como na educação online. Das experiências que a residência pedagógica proporcionou aos residentes, a maioria exclamou a importância da diversidade metodológica aplicada pelo professor nesse momento da pandemia demonstrando muita dedicação com ensino dos alunos.
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