No campo dos estudos linguístico, nos últimos anos, recorrentes investigações seguem sinalizando os gêneros não como um único domínio linguístico, mas como uma forma de efetivar linguisticamente a utilização dos gêneros, em vista do contexto de uso social. Nosso trabalho parte da seguinte questão norteadora: como o gênero letra de canção pode contribuir para formação de leitores críticos discursivos? A fim de responder esse questionamento, esta investigação tem como objetivo desenvolver competências e habilidades discursivas, através do Gênero Textual Letra de Canção, como mecanismo para a formação de leitores críticos, no contexto da aula de língua portuguesa. Ancoramos as discussões nos pressupostos teóricos de Manzoni e Rosa (2010); Bakhtin (2011); Costa (2003;2010); e Marcuschi (2005;2006;2008). Este processo investigativo se costitui em uma pesquisa ação, de ordem qualitativa, cuja metodologia de análise dialoga com o modelo de sequência didática proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A presença efetiva da canção, na rotina dos falantes de língua portuguesa, exibe relevância no trabalho com o gênero letra de canção, pois implica desenvolver nos educandos habilidades reflexivas, interativas e interpretativas de um gênero pertencente ao cotidiano dos aprendizes. Esta pesquisa vincula-se ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID/ CAPES[1], em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL e escolas de educação básica.
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