Desde o estabelecimento e propagação de um vírus que teve seu surgimento na China no final de 2019, houve o fechamento das escolas e o ensino remoto surgiu como uma ferramenta temporária para minimizar os efeitos da pandemia no sistema educacional. Entretanto, houve um déficit no que se refere a participação dos estudantes na aula online, por este motivo, o presente estudo objetivou apresentar a baixa frequência por parte dos estudantes do Ensino Médio durante as aulas remotas em dois bimestres consecutivos na Escola Estadual de Educação Básica Costa Rêgo, em Arapiraca-AL. A metodologia utilizada foi do tipo investigativa quantitativa, tendo como base para sua realização, um questionário semiestruturado elaborado através da plataforma Google Forms e disponibilizado para que os alunos respondessem no grupo do WhatsApp criado pela professora e preceptora do Programa Residência Pedagógica-RP, para a comunicação com as turmas objeto desse estudo. Além disso, foi feita uma coleta de dados dos alunos devidamente matriculados na escola parceira através do Sistema de Gestão do Estado de Alagoas-SAGEAL, onde foi avaliada a presença dos estudantes durante as aulas remotas nos dois bimestres letivos iniciais entre os meses de março à julho de 2021. Portanto, notou-se que a baixa frequência dos estudantes durante as aulas foi um agravante decorrente de determinadas circunstâncias oriundas do contexto social dos alunos, onde foram apontados certos impasses destacando-se as atividades profissionais de trabalho realizadas no mesmo horário das aulas, assim como, a dificuldade de aprendizado por meio das metodologias utilizadas.
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