Esse trabalho é resultante das experiências vivenciadas no primeiro módulo do Programa Residência Pedagógica, desenvolvido no contexto do ensino remoto emergencial, em uma escola pública da Rede Estadual de Educação Básica, no município Palmeira dos Índios-AL. Faremos uma análise sobre a importância da residência para os licenciandos, nesse contexto do ensino não presencial, implantado em decorrência da pandemia da Covid-19, onde encontra nos recursos tecnológicos digitais, a exemplo do aplicativo WhatsApp, o meio para prosseguir com as atividades letivas. Esse trabalho está fundamentado em autores como, Lima (2021), Pessoa (2011), Santos (2021), entre outros. Utilizaremos então, pesquisa bibliográfica e análise qualitativa acerca das atividades desenvolvidas, refletindo sobre como esse atual formato de ensino impacta no processo de aprendizagem dos discentes e como a residência contribui para a nossa formação docente, principalmente nos inserindo nessa fase na qual a educação vivência, onde podemos constatar de perto as dificuldades e possibilidades existentes para proporcionar um ensino e aprendizagem significativo.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica