Para desenvolver atividades da oralidade em escolas públicas, em um contexto pandêmico, causado pela Covid-19, este trabalho objetiva encontrar formas de trabalhá-la em sala de aula, em situação remota. Essa modalidade de ensino se caracteriza por transmitir as aulas em tempo real (síncrono), em que professor e alunos se comunicam por meio de plataformas digitais no mesmo horário, diferenciando-se do Ensino a Distância (EaD), no qual são feitas gravações de aulas em que o aluno pode assistir a qualquer momento. Para a realização do trabalho foi estudado o gênero textual/discursivo entrevista, efetivada pelos próprios alunos. Fundamentam este trabalho os postulados teóricos de Flick (2009), Koch (2004), Fávero; Andrade; Aquino (1999), Marcuschi (2008, 2010, 2012), Santos (2008), Thompson (2018), entre outros. Pelo fato de as ações se desenvolverem em processo e o pesquisador não ter dados fornecidos a priori, o trabalho segue uma linha qualitativa. As aulas virtuais foram realizadas por meio da plataforma WhatsApp, em um total de quinze. Assim, foi trabalhado o gênero entrevista e, após sua gravação, foram feitas as transcrições, segundo Marcuschi (1989) e Preti (2004). Obteve-se como resultado a possibilidade de serem trabalhados pontos acerca da oralidade, como as pausas e as repetições, mesmo de maneira remota. A relevância do trabalho aparece pela possibilidade de os alunos, em se expressando oralmente com coerência e objetividade, poderem ser cidadãos integrados na sociedade, com iguais medidas de competição.
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