Desafios do Ensino de Matemática em Tempos de Pandemia

  • Autor
  • João Vitor da Silva
  • Co-autores
  • Denysson Bruno Farias da Silva , Graziele Tenório Silva , Maria Silvânia da Silva Alves , Pedro Tavares Costa Monteiro , João Ferreira da Silva Neto
  • Resumo
  •  

    Este artigo tem como objetivo identificar os principais desafios enfrentados pelos professores e alunos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid nas aulas remotas de Matemática. Para isso, apresentamos, uma revisão de literatura sobre o tema investigado e a análise das respostas de um questionário aplicado junto a dois docentes e a oito pibidianos da Universidade Estadual de Alagoas.  Os resultados obtidos apontam para uma gama de mudanças necessárias relacionadas à prática didático-pedagógica do professor e das escolas. É necessária uma formação mais adequada ao uso das TICS que possibilite ao professor um melhor ensino e ao aluno, uma melhor aprendizagem.  Como o ensino remoto se tornou o mais viável para o trabalho didático-pedagógico durante a pandemia, acreditamos que a identificação das dificuldades elencadas pode contribuir para uma análise crítica do ensino e da aprendizagem matemática. 

     

  • Palavras-chave
  • Ensino, Matemática, Tecnologias.
  • Área Temática
  • Matemática PIBID
Voltar Download
  • Biologia PIBID
  • Química PIBID
  • História PIBID
  • Geografia PIBID
  • Pedagogia/alfabetização PIBID
  • Matemática PIBID
  • Letras-Português PIBID
  • Letras-Português/Espanhol PIBID
  • Intercultural Indígena PIBID
  • Biologia RP
  • Química RP
  • História RP
  • Geografia RP
  • Pedagogia/alfabetização RP
  • Matemática RP
  • Letras-Português RP
  • Letras-Inglês RP

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica