O presente estudo irá abordar a importância do Programa Residência Pedagógica e as possibilidades desenvolvidas dentro do contexto remoto em meio a pandemia do Covid-19. Como o programa proporciona a imersão de acadêmicos na vivencia, atuação e intervenção no campo de ensino, as possibilidades são ampliadas para novos olhares, por parte dos bolsistas e voluntários nessa nova realidade, a qual foram inseridos, e que corresponde o processo de ensino e aprendizagem.
Sob a orientação da Universidade e supervisão docente, o relato de experiência foi construído a partir das ações realizadas nas aulas online, e nessa perspectiva interligando os conhecimentos acadêmicos com o “novo modelo de ensino”, ou seja, adaptando as metodologias convencionais ao ensino online. O trabalho realizado em conjunto, unindo Universidade, comunidade escolar e residentes tem sido muito relevante nesse contexto, principalmente por que educação é isso, uma constante construção coletiva visando à formação integral dos alunos. O programa agrega na formação de alunos e na formação inicial de docentes, proporcionando à última experiência profissional, além de aprender a unir teoria e prática no ensino de Geografia, tem sido desenvolvido habilidades como a flexibilidade e a inovação, o uso das NTICs (novas tecnologias de informação e comunicação) tão debatido, porém pouco aplicado passou a ser uma realidade necessária, tecnologias pouco exploradas, tornaram-se elementares para uma aula dinâmica. O presente artigo usa como aporte teórico o Edital n° 01/2020Capes, a portaria n° 544, autores como: Haguenauer e Nascimento, Donato etc, e uma pesquisa qualitativa realizada com bolsistas do programa.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica