A presente pesquisa apresenta um estudo de caso sobre a vivência e objetos digitais utilizados durante as aulas remotas na Escola Municipal Dr. Iramilton Leite de São Miguel dos Campos – Alagoas, nas turmas do Ensino Fundamental II. Com o avanço dos casos de COVID-19, houve a busca de alternativas para avaliar as possibilidades e propor estratégias para que as atividades de ensino e aprendizagem pudessem ser realizadas de novas formas. Logo, a metodologia e a inserção de ferramentas digitais começam a atuar como nossas aliadas para contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Mas como adequar nossas aulas ao ensino remoto de forma que todos os alunos fossem assistidos? As ações, atribuições e práticas pedagógicas que eram realizadas no ambiente presencial precisaram ser reelaboradas e adaptadas por meio da plataforma Google Meet da empresa Google. As aulas passaram a ser apresentadas em ambiente virtual com atividades, cadernos impressos e de forma síncrona e assíncrona. O aplicativo do Google foi disponibilizado para os alunos e professores, e com o apoio de roteiros e planejamentos de conteúdos com o auxílio do Roteiro de Estudos elaborado pela Secretaria Municipal de Educação. Focando na metodologia e nas ferramentas digitais utilizadas, apresentamos reflexões como eixo de análise, buscando dialogar sobre como se deu toda a trajetória ao longo desse ano atípico. Portanto, este trabalho tem como referências (SOARES, PIAGET, SARTORI, BEHAR) que dão base e fundamentam sua cientificidade.
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