Este trabalho apresenta o Programa de Residência Pedagógica no processo de alfabetização e letramento na turma de nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola 31 de Março, da rede pública de ensino, do município de Arapiraca - AL. O objetivo deste trabalho é evidenciar por meio de relatos de experiências, quais foram as contribuições da Residência Pedagógica para processo de alfabetização e letramento, em tempos de pandemia da COVID-19, para alunos de anos do Ensino Fundamental da Escola de 31 de Março. Os participantes dessa pesquisa são os alunos do 2º ano dos anos iniciais da escola supracitada, em que através do Programa de Residência foram realizadas práticas de alfabetização e letramento, como forma de melhorar e contribuir para a aprendizagem desses alunos. Sendo esse estudo, realizado por meio da pesquisa bibliográfica pela via da pesquisa qualitativa, destacando autores como Soares (2020), Mortatti (2011), Monteiro (2020) e entre outros autores, para o aporte teórico e utilizou-se também a pesquisa documental, destacando documentos como a BNCC. Portanto, considera-se que o projeto Residência pedagógica proposto pelos docentes da Universidade articulado com a CAPES, vem para elencar uma formação em Licenciatura mais consistente e propositiva para os professores em formação. Outrossim, ele promove novos conhecimentos, tornando a prática em uma sala de aula mais propícia e criativa. Ademais, no que se refere aos anos iniciais do Ensino Fundamental, entende-se que a Residência Pedagógica tem impactado de forma positiva no processo de aquisição da leitura e escrita dos alunos do 2º ano.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica