RESUMO: O presente artigo traz um relato de experiência vivenciado por duas bolsistas do Programa Residência Pedagógica (PRP), financiado pela CAPES, durante o período de 2020/2022, em uma turma do 9º ano do ensino fundamental, na Escola Municipal Laura Pereira da Silva, na cidade de União dos Palmares - AL. O objetivo principal desse trabalho é apresentar uma maneira possível de se trabalhar o gênero textual conto em sala de aula por meio da leitura e de produções textuais, com base nos pressupostos da linguística textual. Esse estudo é de cunho bibliográfico e qualitativo e como pergunta norteadora buscamos responder à indagação: Como trabalhar o gênero textual conto em sala de aula? Para este trabalho, optamos pelo gênero conto com o intuito de mostrar como esse gênero pode ajudar os alunos a desenvolver suas habilidades críticas reflexivas, por meio de leitura, de interpretação e de escrita de texto. Assim, para o desenvolvimento deste trabalho criamos um projeto intitulado “Contos e encantos” que foi dividido em quatro momentos, oito aulas de cinquenta minutos cada, sendo solicitado uma produção textual de um conto da preferência dos alunos. Como fundamentação teórica recorremos aos estudos de Brito (2010), Bragatto Filho (1994) e Marcuschi (2008). Os resultados mostraram que o ensino de língua portuguesa voltado para a leitura, oralidade e produção textual são fundamentais para o desenvolvimento crítico e reflexivo dos alunos. Sendo assim, esperamos contribuir com professores de língua portuguesa da educação básica ao trazer um planejamento de trabalho dinâmico utilizando o gênero textual conto.
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