A pesquisa em tela apresenta uma experiência vivenciada na escola de educação básica, por meio do subprojeto Letras-Português, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e escolas de educação básica. No intuito de conduzir o estudo, formulamos a questão norteadora: Como desenvolver competências de oralidade e escrita através do gênero entrevista, como mecanismo para despertar o interesse dos alunos nas aulas de Língua Portuguesa? A fim de obter resposta a essa questão, nosso objetivo é investigar como o gênero entrevista se constitui como mecanismo para o desenvolvimento das competências de oralidade e escrita, despertando o interesse dos alunos nas aulas de Língua Portuguesa. Para a consecução do objetivo, buscamos aportes teóricos nos pressupostos de Bakhtin (2003); Bazerman (2007); Bezerra (2017); Marcuschi (2001; 2008; 2010); Silva (2020). Tais autores abordam uma perspectiva analítica de gêneros. Fazendo o estado da arte, encontramos os trabalhos de Silva et al. (2015); Bento e Campidele (2020). Quanto à metodologia, constitui-se de uma pesquisa-ação, de cunho qualitativo, alicerçada ao modelo de sequência didática proposto por Schneuwly, Dolz e Noverraz (2004), para a composição do corpus, formado por dezoito amostras. Enfatizamos que a relevância do trabalho com o gênero entrevista possibilita ao estudante participação ativa em situações reais de uso da língua no ensino aprendizagem.
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