PRÁTICAS DE ORALIDADE E ESCRITA POR MEIO DO GÊNERO ENTREVISTA: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS ATRAVÉS DO PIBID

  • Autor
  • Fabiana dos Santos Dias Duarte e Ronégia de Oliveira Ferreira
  • Co-autores
  • Iraci Nobre da Silva , Eduardo Leite Oliveira dos Santos
  • Resumo
  •  

    A pesquisa em tela apresenta uma experiência vivenciada na escola de educação básica, por meio do subprojeto Letras-Português, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e escolas de educação básica. No intuito de conduzir o estudo, formulamos a questão norteadora: Como desenvolver competências de oralidade e escrita através do gênero entrevista, como mecanismo para despertar o interesse dos alunos nas aulas de Língua Portuguesa? A fim de obter resposta a essa questão, nosso objetivo é investigar como o gênero entrevista se constitui como mecanismo para o desenvolvimento das competências de oralidade e escrita, despertando o interesse dos alunos nas aulas de Língua Portuguesa. Para a consecução do objetivo, buscamos aportes teóricos nos pressupostos de Bakhtin (2003); Bazerman (2007); Bezerra (2017); Marcuschi (2001; 2008; 2010); Silva (2020). Tais autores abordam uma perspectiva analítica de gêneros. Fazendo o estado da arte, encontramos os trabalhos de Silva et al. (2015); Bento e Campidele (2020). Quanto à metodologia, constitui-se de uma pesquisa-ação, de cunho qualitativo, alicerçada ao modelo de sequência didática proposto por Schneuwly, Dolz e Noverraz (2004), para a composição do corpus, formado por dezoito amostras. Enfatizamos que a relevância do trabalho com o gênero entrevista possibilita ao estudante participação ativa em situações reais de uso da língua no ensino aprendizagem.

  • Palavras-chave
  • Gêneros, Oralidade, Entrevista, PIBID
  • Área Temática
  • Letras-Português PIBID
Voltar Download
  • Biologia PIBID
  • Química PIBID
  • História PIBID
  • Geografia PIBID
  • Pedagogia/alfabetização PIBID
  • Matemática PIBID
  • Letras-Português PIBID
  • Letras-Português/Espanhol PIBID
  • Intercultural Indígena PIBID
  • Biologia RP
  • Química RP
  • História RP
  • Geografia RP
  • Pedagogia/alfabetização RP
  • Matemática RP
  • Letras-Português RP
  • Letras-Inglês RP

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica