Este trabalho tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino e na aprendizagem da disciplina História tendo como suporte os questionamentos sobre o local das mulheres e dos Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgênero (LGBT) na História realizados por estudantes do Ensino Médio feitos no contexto da participação do programa Residência Pedagógica. É discutido, por meio dessas dúvidas, a dificuldade que esses jovens enquanto membros de minorias sociais tem em se identificar como sujeitos históricos e se apropriar dos conteúdos ensinados. A partir da fala dos alunos em conjunto com a leitura de livros da área História das Mulheres é dado início o desenvolvimento de um projeto de intervenção. Como resultado das pesquisas, leituras e curiosidades dos alunos este projeto em andamento visa aproximar os discentes destes conhecimentos que, por vezes, são esquecidos ou colocados em segundo plano nas salas de aula. Para se apropriar culturalmente dos conteúdos escolares, esses devem fazer sentido ao educando e sua realidade percebendo-se assim como protagonistas, refletindo sobre o mundo e sobre si mesmos.
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