Este artigo constitui-se como uma pesquisa importante na medida em que
oferece uma exposição do gênero Redação do ENEM, trabalhando de forma significativa com
as turmas de uma escola pública de ensino médio, configurando-se como uma temática
pertinente no que diz respeito ao texto exigido pelo exame. Desse modo, formula-se a
questão norteadora: quais os mecanismos possíveis para o desenvolvimento de práticas que
contribuam para o aperfeiçoamento da escrita do gênero Redação do ENEM? A fim de
responder a esse questionamento, o objetivo deste estudo consiste em desenvolver práticas
que contribuam para o aperfeiçoamento da escrita do gênero em estudo, aplicando variadas
estratégias de contextualização, a fim de facilitar o processo da argumentação na escrita de
alunos da escola parceira do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
(PIBID/CAPES/UNEAL. A pesquisa está amparada nos postulados teóricos de Bakhtin
(1997); Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); na perspectiva de análise e compreensão.
Marcuschi (2008); que trata sobre gêneros. Silva (2020); Variso e Moretto (2020). A
metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo, focada na proposta metodológica de Dolz e
Schneuwly (2004);sobre aplicabilidade da sequência didática através de módulos na sala de
aula. Assim, ocorpus desta pesquisa é constituído por 16 amostras de produções de alunos da
3ª série do ensino médio.Com base nos resultados, foi possível observar que parte dos alunos
passou a se apropriar do domínio de origem das competências exigidas pelo ENEM , através
do gênero em foco, bem como inclusão de repertórios socioculturais.6
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