GÊNERO TEXTUAL REDAÇÃO DO ENEM: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS APLICADAS POR PIBIDIANOS NO ENSINO MÉDIO

  • Autor
  • Maria Vitória dos Santos Moura e Mychel Arthur Martins França
  • Co-autores
  • Iraci Nobre da Silva , Eduardo Leite Oliveira dos Santos , Gisely Martins da Silva
  • Resumo
  • Este artigo constitui-se como uma pesquisa importante na medida em que
    oferece uma exposição do gênero Redação do ENEM, trabalhando de forma significativa com
    as turmas de uma escola pública de ensino médio, configurando-se como uma temática
    pertinente no que diz respeito ao texto exigido pelo exame. Desse modo, formula-se a
    questão norteadora: quais os mecanismos possíveis para o desenvolvimento de práticas que
    contribuam para o aperfeiçoamento da escrita do gênero Redação do ENEM? A fim de
    responder a esse questionamento, o objetivo deste estudo consiste em desenvolver práticas
    que contribuam para o aperfeiçoamento da escrita do gênero em estudo, aplicando variadas
    estratégias de contextualização, a fim de facilitar o processo da argumentação na escrita de
    alunos da escola parceira do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
    (PIBID/CAPES/UNEAL. A pesquisa está amparada nos postulados teóricos de Bakhtin
    (1997); Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); na perspectiva de análise e compreensão.
    Marcuschi (2008); que trata sobre gêneros. Silva (2020); Variso e Moretto (2020)
    . A
    metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo, focada na proposta metodológica de Dolz e
    Schneuwly (2004);sobre aplicabilidade da sequência didática através de módulos na sala de
    aula. Assim, o
    corpus desta pesquisa é constituído por 16 amostras de produções de alunos da
    3ª série do ensino médio.Com base nos resultados, foi possível observar que parte dos alunos
    passou a se apropriar do domínio de origem das competências exigidas pelo ENEM , através
    do gênero em foco, bem como inclusão de repertórios socioculturais.
    6
     

  • Palavras-chave
  • Sequência didática; Redação do ENEM; Estratégias textuais.
  • Área Temática
  • Letras-Português PIBID
Voltar Download
  • Biologia PIBID
  • Química PIBID
  • História PIBID
  • Geografia PIBID
  • Pedagogia/alfabetização PIBID
  • Matemática PIBID
  • Letras-Português PIBID
  • Letras-Português/Espanhol PIBID
  • Intercultural Indígena PIBID
  • Biologia RP
  • Química RP
  • História RP
  • Geografia RP
  • Pedagogia/alfabetização RP
  • Matemática RP
  • Letras-Português RP
  • Letras-Inglês RP

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica