Residência Pedagógica e Escola Estadual Tarcísio Soares Palmeira: o uso das mídias digitais e dos aplicativos no ensino de Língua Portuguesa

  • Autor
  • Ana Larissa Santos Silva
  • Co-autores
  • Regina Gomes dos Santos
  • Resumo
  • O objetivo deste trabalho é refletir sobre o uso das mídias digitais e aplicativos no ensino de Língua Portuguesa já utilizados nas aulas remotas da Escola Estadual Tarcísio Soares Palmeira, localizada no município de São Miguel dos Campos-AL, tendo em vista o período pandêmico pelo qual passamos. Esta investigação foi realizada em turmas de 2º e 3º ano do ensino médio pelos estudantes de letras/UNEAL, Campus IV, participantes do Programa Residência Pedagógica. Além disso, neste estudo, pretendemos verificar as metodologias de ensino que incluem as mídias digitais nas aulas de Língua Portuguesa, identificar os gêneros e recursos digitais que foram trabalhados em sala de aula, refletir sobre a busca ativa e avaliar o nível de domínio, compreensão dos conteúdos e os recursos digitais utilizados pelos alunos para assistirem às aulas. A partir deste trabalho, verificamos que o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, no período remoto, enfatizou o uso de tecnologias atuais já utilizadas pelos alunos e professores como aliadas à educação e não como empecilho; também observamos uma maior habilidade acerca do uso das mídias diversas e dos aplicativos neste período. 

  • Palavras-chave
  • Residência Pedagógica, Aulas Remotas, Mídias Digitais.
  • Área Temática
  • Letras-Português RP
Voltar Download
  • Biologia PIBID
  • Química PIBID
  • História PIBID
  • Geografia PIBID
  • Pedagogia/alfabetização PIBID
  • Matemática PIBID
  • Letras-Português PIBID
  • Letras-Português/Espanhol PIBID
  • Intercultural Indígena PIBID
  • Biologia RP
  • Química RP
  • História RP
  • Geografia RP
  • Pedagogia/alfabetização RP
  • Matemática RP
  • Letras-Português RP
  • Letras-Inglês RP

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica