O presente trabalho vislumbra discutir acerca do Programa Residência Pedagógica destacando sua relevância na construção da identidade docente. Pretende-se, também, exibir relatos de experiências vivenciados durante o período de atuação por meio da regência das atividades pedagógicas. Ressaltando suas contribuições para o grupo de estudantes de graduação do curso de pedagogia que atuam no programa através do subprojeto: “Dimensões teóricas e práticas da alfabetização e letramento na formação inicial dos discentes do curso de licenciatura em pedagogia no programa residência pedagógica” da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) campus I, Arapiraca-AL”. Procurou-se elencar de forma sucinta os conhecimentos adquiridos na relação teoria e prática numa turma do 2º ano do ensino fundamental anos iniciais da Escola 31 de Março localizada na cidade de Arapiraca, no agreste alagoano. Para fundamentar o trabalho utilizou-se como aporte teórico olhares de autores como: Pimenta (1997), Souza (2016), Pannuti (2015), Libânio (1994), Carvalho (2012), entre outros, como também os documentos legais que regem o programa e relatos dos residentes. A abordagem utilizada foi qualitativa com pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. Ao final constatou-se a relevância do referido programa como meio de integração e aperfeiçoamento da prática docente, bem como é um importante instrumento na construção identitária de estudantes de licenciatura. Diante dos momentos vivenciados, desde a etapa de estudo, observação e regência houve um aprimoramento do fazer docente para além da sala de aula, possibilitando um olhar amplo para as especificidades de cada indivíduo envolvido no processo educativo.
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