O presente estudo aborda sobre o processo de alfabetização e letramento no ensino remoto em parceria com a família durante a pandemia da COVID - 19, evidenciando os desafios educacionais neste contexto atual. Através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID foi possível analisar duas instituições da rede pública do município de Arapiraca - AL, constatando os impasses decorrentes deste momento atípico e procurando caminhos juntamente com a parceria familiar para continuação do processo de alfabetização e letramento distante do ambiente educacional formal. Procurando entender as mudanças ocorridas nessas duas instituições, foi possível verificar que as mesmas estão realizando planos estratégicos para diminuir os impactos negativos no processo de ensino dos alunos. A metodologia utilizada contemplou os teóricos como Magda Soares (2005), Piaget (1972) e Osório (1996), buscando reunir algumas abordagens significativas e refletir sobre autores contribuintes com o tema e, por conseguinte, realizando uma pesquisa de abordagem qualitativa cujos dados analisados foram constituídos pela observação das duas escolas. Diante da abordagem qualitativa se fez necessário o uso de dois questionários formulados através do Google Forms, direcionados para os familiares e os pibidianos com o intuito de obter dados para a pesquisa, dando enfoque às especificidades do contexto remoto entrelaçando os vínculos entre família e escola.
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