O presente artigo tem como intuito relatar a experiência de dois bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID sobre os impactos e consequências do ensino remoto, além disso, esse artigo é baseado em observações e anotações durante a vigência no PIBID. Esse programa é subsidiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES e com supervisão da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL, sendo realizado na Escola Estadual Dr. Paulo de Castro Sarmento, em turmas do 6º ano do ensino fundamental II. Tais observações aqui transcritas, referem-se aos anos de 2020 e 2021. Assim sendo, a pergunta norteadora deste trabalho é: Como a pandemia, em especial o ensino emergencial remoto, impactou na vida dos docentes e dos discentes? Essa é uma pesquisa de cunho qualitativo e como procedimentos metodológicos, utilizamos os dados dos diários de campo desenvolvidos pelos bolsistas. Apresentaremos, neste estudo, uma reflexão acerca do PIBID e o ensino remoto; o processo de produção dos planejamentos e a prática docente durante a pandemia; a relação entre professores e alunos e o processo de retorno às aulas presenciais. Por fim, esperamos com esse trabalho trazer à tona os desafios enfrentados por docentes e discentes nesse período atípico.
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