Uma análise da tríade argumentativa em lives durante a pandemia.

  • Autor
  • JULIANA FELIX DOS SANTOS
  • Co-autores
  • MARIA FRANCISCA OLIVEIRA SANTOS
  • Resumo
  • O presente trabalho insere-se no projeto de pesquisa do programa de Iniciação Científica - CAPES/CNPq, que aborda de um ponto de vista da Retórica e dos Estudos conversacionais, as manifestações discursivas da tríade argumentativa (ethospathos e logos) em rede social Youtube. Esta é uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratóriofeita a partir de uma amostra pequena retirada do discurso em live da plataforma do Youtuberealizada em maio de 2020 e está situada no canal Abralin, o trecho foi extraído do discurso de um dos comunicantes e transcrito de acordo com as normas de transcrição determinadas por Marcuschi.  A atual análise tem como objetivo interpretar e compreender o enunciadoinvestigar os artifícios da função argumentativa de cada argumento da tríade aristotélicacompreendidos como um caráter que o orador deve assumir para despertar um conjunto de emoções no auditórioseja por meio de argumentos lógicos ou nãoAlém de identificar meios para explicar as estratégias e os aspectos argumentativos presentes no texto. O Palavras-chave

  • Estudos conversacionais, Estudos retóricos, Gênero discursivo, Retórica, Tríade argumentativa.
  • Área Temática
  • Letras-Português PIBID
Voltar Download
  • Biologia PIBID
  • Química PIBID
  • História PIBID
  • Geografia PIBID
  • Pedagogia/alfabetização PIBID
  • Matemática PIBID
  • Letras-Português PIBID
  • Letras-Português/Espanhol PIBID
  • Intercultural Indígena PIBID
  • Biologia RP
  • Química RP
  • História RP
  • Geografia RP
  • Pedagogia/alfabetização RP
  • Matemática RP
  • Letras-Português RP
  • Letras-Inglês RP

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica