Educação em Tempos de Pandemia: Um Olhar sobre Evasão Escolar

  • Autor
  • Alessandra Ribeiro da Silva; Larissa Ketyllen Ribeiro da Silva
  • Co-autores
  • Maria Edna Porangaba do Nascimento
  • Resumo
  • O presente trabalho está baseado em observações e anotações realizadas durante as aulas de língua portuguesa em uma escola pública localizada na cidade de União dos Palmares-AL, por meio do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), subsidiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tais observações, aqui transcritas, referem-se às turmas de 6° ano da escola estadual Dr. Paulo de Castro Sarmento e visam refletir acerca da evasão escolar, principalmente em meio à pandemia do COVID-19. Observa-se que a evasão escolar tem se acentuado durante as aulas online, visto que são poucos os alunos que participam das aulas, por variados motivos. Assim, as perguntas que buscamos responder são: em que medida a pandemia tem aumentado a evasão escolar? Quais são os motivos que levam os estudantes a participarem ou não das aulas? Para atingir o objetivo proposto, que é o de observar as razões que levam a ausência dos estudantes nas aulas de língua portuguesa, será apresentado um relato de experiência, buscando demonstrar as dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos durante essa realidade pandêmica.  

  • Palavras-chave
  • Aulas remotas, Evasão escolar, Professor, Pandemia.
  • Área Temática
  • Letras-Português/Espanhol PIBID
Voltar Download
  • Biologia PIBID
  • Química PIBID
  • História PIBID
  • Geografia PIBID
  • Pedagogia/alfabetização PIBID
  • Matemática PIBID
  • Letras-Português PIBID
  • Letras-Português/Espanhol PIBID
  • Intercultural Indígena PIBID
  • Biologia RP
  • Química RP
  • História RP
  • Geografia RP
  • Pedagogia/alfabetização RP
  • Matemática RP
  • Letras-Português RP
  • Letras-Inglês RP

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica