O presente trabalho está baseado em observações e anotações realizadas durante as aulas de língua portuguesa em uma escola pública localizada na cidade de União dos Palmares-AL, por meio do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), subsidiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tais observações, aqui transcritas, referem-se às turmas de 6° ano da escola estadual Dr. Paulo de Castro Sarmento e visam refletir acerca da evasão escolar, principalmente em meio à pandemia do COVID-19. Observa-se que a evasão escolar tem se acentuado durante as aulas online, visto que são poucos os alunos que participam das aulas, por variados motivos. Assim, as perguntas que buscamos responder são: em que medida a pandemia tem aumentado a evasão escolar? Quais são os motivos que levam os estudantes a participarem ou não das aulas? Para atingir o objetivo proposto, que é o de observar as razões que levam a ausência dos estudantes nas aulas de língua portuguesa, será apresentado um relato de experiência, buscando demonstrar as dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos durante essa realidade pandêmica.
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