Pandemia, Docência e Criatividade: Um Relato da Experiência no Pibid

  • Autor
  • Alex Guedes da Silva
  • Co-autores
  • Josyellen de Moura Ferreira da Silva , Maria Edna Porangaba do Nascimento
  • Resumo
  • O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências vividas como bolsistas de iniciação a docência, durante o período de 2020 a 2022, no projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), no curso de Letras da UNEAL (Universidade Estadual de Alagoas) e subsidiados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), consistindo num período de experiência antecipada à prática do magistério, no qual os envolvidos no programa realizam suas atividades do ponto de vista docente, aproximando-se da sala de aula, da vivência com os alunos, como futuros professores. Para esse estudo, tentaremos responder o seguinte questionamento: De que forma o Pibid pode contribuir para a criatividade e formação docente no contexto da pandemia? Além disso, utilizamos uma abordagem qualitativa e como fonte documental, usamos observações dos diários de campo dos bolsistas envolvidos. Sendo assim, as análises e reflexões aqui descritas visam apresentar o desempenho docente e a criatividade no Ensino de Língua Portuguesa em tempos de pandemia, grande desafio enfrentado por todas as áreas desde 2020 até o presente ano.

  • Palavras-chave
  • PIBID, Experiência, Desempenho Docente.
  • Área Temática
  • Letras-Português/Espanhol PIBID
Voltar Download
  • Biologia PIBID
  • Química PIBID
  • História PIBID
  • Geografia PIBID
  • Pedagogia/alfabetização PIBID
  • Matemática PIBID
  • Letras-Português PIBID
  • Letras-Português/Espanhol PIBID
  • Intercultural Indígena PIBID
  • Biologia RP
  • Química RP
  • História RP
  • Geografia RP
  • Pedagogia/alfabetização RP
  • Matemática RP
  • Letras-Português RP
  • Letras-Inglês RP

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica