O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências vividas como bolsistas de iniciação a docência, durante o período de 2020 a 2022, no projeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), no curso de Letras da UNEAL (Universidade Estadual de Alagoas) e subsidiados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), consistindo num período de experiência antecipada à prática do magistério, no qual os envolvidos no programa realizam suas atividades do ponto de vista docente, aproximando-se da sala de aula, da vivência com os alunos, como futuros professores. Para esse estudo, tentaremos responder o seguinte questionamento: De que forma o Pibid pode contribuir para a criatividade e formação docente no contexto da pandemia? Além disso, utilizamos uma abordagem qualitativa e como fonte documental, usamos observações dos diários de campo dos bolsistas envolvidos. Sendo assim, as análises e reflexões aqui descritas visam apresentar o desempenho docente e a criatividade no Ensino de Língua Portuguesa em tempos de pandemia, grande desafio enfrentado por todas as áreas desde 2020 até o presente ano.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica