Atualmente, observamos um crescente interesse na utilização de gêneros na aplicação de sequências didáticas. Desse modo, faz-se necessário desenvolver propostas voltadas para leitura e escrita, para auxiliar na compreensão e interpretação de gêneros textuais na perspectiva pedagógica. Assim, formulamos a questão norteadora: de que forma a aplicação de sequência didática com o gênero conto pode contribuir para desenvolver competências e habilidades, no tocante à compreensão e interpretação de textos orais e escritos? Para responder essa questão, nosso objetivo é trabalhar o gênero conto para desenvolver habilidades de leitura e compreensão, além das competências de oralidade e escrita em alunos do ensino médio. Nosso aporte teórico advém dos postulados de Marcuschi (2005, 2008), Bazerman (2011, 2020), Silva (2020), Miller (2012), Gancho (2004), Dolz e Schneuwly (2004). Para situar nossa pesquisa, encontramos no estado da arte os trabalhos de Costa Júnior (2020) e Fabris (2021). A metodologia constitui-se de uma pesquisa-ação, de caráter qualitativo, fundamentada no modelo de sequência didática proposto por Dolz e Schneuwly (2004). O corpus é formado por doze amostras. Salientamos que a relevância desta pesquisa centra-se em trabalhar com o gênero conto e sua contribuição para o desenvolvimento das competências intelectuais, linguísticas e críticas dos discentes. Esta pesquisa vincula-se ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL e uma escola de educação básica.
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