Este artigo objetiva apresentar um breve panorama sobre os desafios e as perspectivas do ensino da Língua Portuguesa da Pandemia do Covid-19, a partir do olhar dos bolsistas do Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Alagoas-Uneal, quando da execução das ações propostas pelo subprojeto em língua portuguesa do Campus IV em uma escola da rede pública. Inicialmente, o texto faz uma exposição geral dos problemas qdurante um período que o surgimento do vírus provocou na vida dos brasileiros, destacando que a educação fora/é uma das mais atingidas, uma vez que, com o fechamento das escolas, milhares de alunos não tiveram acesso às aulas remotas/virtuais/online. Fato este que desencadeou um processo de buscas de estratégias para minimizar os graves problemas de ensino e de aprendizagem. Tomando coRochamo embasamento teórico os estudos de: Oliveira (2020), Barreto (ano); (2020); Moreira; Santos; Souza; Quezado; Pinheiro; Queiroz (2020), além de Wallon (1975), também foi aplicado um questionário para professores de Língua Portuguesa. O objetivo é abordar como o ensino e a aprendizagem por meio digital e os possíveis efeitos da pandemia se apresentaram na configuração da assimilação de conteúdos de Língua Portuguesa na forma de ensino remoto.
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