Este é um recorte de um estudo em andamento que como objetivo investigar a concepção de professores sobre as formas de enfrentamento de violações de direitos de crianças e adolescentes, praticadas no ambiente da escola. Considerando o objetivo da pesquisa optou-se por uma pesquisa do tipo qualitativa. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica seguida de um estudo de caso na escola parceira do Pibid/Uneal. O interesse pelo presente estudo sugiu ainda durante as aulas no curso de Matemática e foi intesnsificado durante a participação como bolsista no Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) – Subprojeto o estágio curricular supervisionado e a melhoria da qualidade, através do Programa Resiência Pedagógica na educação básica, promovendo a imersão do licenciando na escola. Os resultados indicam que houve uma fase em que as escola não era bem vista e enfrentou desafios no que diz respeito à sua imagem perante a sociedade. Possivelmente, ações que promoveram o respeito mútuo e o diálogo entre os diversos segmentos foram decisivos para a melhoria da qualidade do ambiente educativo e do desenvolvimento da cultura da não-violência na escola.
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