O Fenômeno da Violência Escolar: Um Estudo de Caso

  • Autor
  • Willas de Oliveira Cavalcante
  • Resumo
  • Este é um recorte de um estudo em andamento que como objetivo investigar a concepção de professores sobre as formas de enfrentamento de violações de direitos de crianças e adolescentes, praticadas no ambiente da escola. Considerando o objetivo da pesquisa optou-se por uma pesquisa do tipo qualitativa. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica seguida de um estudo de caso na escola parceira do Pibid/Uneal. O interesse pelo presente estudo sugiu ainda durante as aulas no curso de Matemática e foi intesnsificado durante a participação como bolsista no Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) – Subprojeto o estágio curricular supervisionado e a melhoria da qualidade, através do Programa Resiência Pedagógica na educação básica, promovendo a imersão do licenciando na escola. Os resultados indicam que houve uma fase em que as escola não era bem vista e enfrentou desafios no que diz respeito à sua imagem perante a sociedade. Possivelmente, ações que promoveram o respeito mútuo e o diálogo entre os diversos segmentos foram decisivos para a melhoria da qualidade do ambiente educativo e do desenvolvimento da cultura da não-violência na escola.

     

  • Palavras-chave
  • Educação; Respeito; Violência Escolar.
  • Área Temática
  • Matemática RP
Voltar Download
  • Biologia PIBID
  • Química PIBID
  • História PIBID
  • Geografia PIBID
  • Pedagogia/alfabetização PIBID
  • Matemática PIBID
  • Letras-Português PIBID
  • Letras-Português/Espanhol PIBID
  • Intercultural Indígena PIBID
  • Biologia RP
  • Química RP
  • História RP
  • Geografia RP
  • Pedagogia/alfabetização RP
  • Matemática RP
  • Letras-Português RP
  • Letras-Inglês RP

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica