As aulas remotas contribuíram para reinvenção de uma prática pedagógica não programada antecipadamente para o ano de 2020, início das atividades do PIBID/CAPES na UNEAL em relevo o subprojeto de pedagogia por estar ligado à alfabetização e letramento. Nesse sentido, este texto faz uma breve descrição das ações pibidianas durante os anos de 2020 e 2021 por meio de recortes sucintos, refletindo sobre as reinvenções didático-pedagógica em tempos de pandemia. Os procedimentos metodológicos que sustentaram a pesquisa em pauta, trata do tipo qualitativa, cuja abordagem é descritiva, utilizando-se de análises em relação aos fazeres da prática pedagógica sustentada por links e ferramentas online, cabíveis no momento atual. Os sujeitos que contribuíram para os relatos foram Bolsistas de Iniciação à Docência, Supervisores e Coordenadores do Núcleo de Pedagogia. As informações relatadas foram retiradas do acervo do Núcleo supracitado, assim como as figuras utilizadas no percurso do texto, acrescidas de depoimentos postos no grupo do WhatsApp. Como resultados alcançados, entende-se que os bolsistas se ajustaram na modalidade posta pelas escolas, fazendo uso de plataformas e atendendo aos alunos sob suas responsabilidades de forma comprometida com o processo de alfabetização e letramento. Houve percalços, estes, atribuídos à deficiência das ferramentas dos alunos e conexão com a internet e até mesmo a falta do aparelho celular em algumas famílias.
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