RESUMO: O presente artigo relata a experiência como preceptor do Programa Residência Pedagógica, que trata de um projeto de iniciação à docência promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Através deste programa os licenciandos das mais diversas áreas têm a possibilidade de vivenciar o chão da escola, logo passa a ser uma oportunidade ímpar para a vivência pedagógica dentro de seu processo de formação. Neste artigo apresento a experiência como preceptor desde 2019, onde foi possível acompanhar dois grupos de residentes do Curso de História no ambiente da Escola Estadual Almeida Cavalcanti, Escola que está localizada na cidade de Palmeira dos Índios e atende alunos do Ensino Médio. Desde a sua implantação, o programa residência pedagógica possibilitou a formação prática dos futuros professores, ao qual puderam experimentar situações adversas daquelas que, por vezes, são apresentadas apenas dentro do contexto teórico. Nos dois períodos em que o Programa Residência Pedagógica passou, foi possível vivenciar desde os momentos presenciais, com os alunos nas escolas, aos momentos a distância, ao qual foi impedido o contato direto com os alunos, devido ao momento que vivemos, ao qual requer o distanciamento social como forma de reduzir os casos e evitar mortes. Assim, neste artigo é apresentada essa experiência, que envolve esses dois momentos que proporcionam um aprendizado significativo para os residentes e para os preceptores.
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ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica