Durante a formação acadêmica é primordial a inserção de projetos de intervenção no âmbito acadêmico, assim o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), realizado em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), possibilitou no período de 2018 a 2019 a aproximação dos graduandos com a futura prática escolar, colocando em evidência as teorias estudadas no decorrer da formação na universidade, em que a partir disso despertou uma visão crítica acerca da realidade educacional. Esse trabalho objetiva em partilhar, narrar experiências vivenciadas enquanto bolsistas do Pibid e atividades desenvolvidas na práxis escolar. De início realizou-se uma pesquisa bibliográfica e as contribuições de teóricos, tais como: CELLARD (2008), ALMEIDA; PIMENTA (2014), NÓVOA (2003), FREIRE (2011). Partindo assim da pesquisa qualitativa voltada para uma abordagem descritiva e analítica a partir das experiências vivenciadas no decorrer do subprojeto. Os instrumentos utilizados para coleta dos dados foram: diário de bordo e o portfólio com os relatos das práticas em sala de aula. Podemos inferir que foi realizado um trabalho bem-sucedido em parceria com a escola pública, com o professor (a) supervisor durante o programa de iniciação à docência, juntamente com os bolsistas tiveram resultados positivos e foram importantes para uma educação de qualidade e promissora. Destarte, a participação efetiva dos bolsistas do curso de pedagogia-UNEAL em parceria com o programa, destaca a importância de aproximar o graduando ao campo de atuação, bem como promover momentos de desafios, conhecimentos, experiências e sentimentos.
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