A prática na formação do professor indígena

  • Autor
  • CLEVERTON VERNICIOS DE CARVALHO
  • Co-autores
  • THIAGO TONONÉ DE AQUINO , ERUANAN SOUZA QUEIROZ SUIRA
  • Resumo
  • Apresentamos um relato de experiência, enquanto licenciandos do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena – CLIND da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES. Em função da Pandemia da COVID-19, as atividades estão sendo realizadas de forma híbrida, com aulas síncronas e assíncronas, e o relato aqui apresentado tem a mesma característica. Trata-se do acompanhamento de alunos do nono ano da Escola estadual Indígena Pajé Francisco Queiroz Suira objetivando a construção de material didático específico para prática do ensino diferenciado, com o uso da língua materna. Foram produzidos cartazes, livros, história em quadrinhos e fanzine, tudo direcionado ao fortalecimento cultural do nosso povo dentro do ambiente escolar, contribuindo para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem dos professores, dos estudantes e licenciandos indígenas.

  • Palavras-chave
  • : Formação de professor indígena, Educação Escolar indígena, Relato de experiência.
  • Área Temática
  • Intercultural Indígena PIBID
Voltar Download
  • Biologia PIBID
  • Química PIBID
  • História PIBID
  • Geografia PIBID
  • Pedagogia/alfabetização PIBID
  • Matemática PIBID
  • Letras-Português PIBID
  • Letras-Português/Espanhol PIBID
  • Intercultural Indígena PIBID
  • Biologia RP
  • Química RP
  • História RP
  • Geografia RP
  • Pedagogia/alfabetização RP
  • Matemática RP
  • Letras-Português RP
  • Letras-Inglês RP

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica