RESUMO: O fenômeno das interações sociais que se estabelece em sala de aula é fonte de estudo e preocupação de pesquisadores e especialistas em educação. Com a ocorrência da pandemia provocada pela Covid-19 este fator tomou certo destaque na educação básica, pois esta passou a acontecer por meio das tecnologias digitais devido ao isolamento físico/domiciliar recomendado pelas instituições de saúde. Desse modo, este relato tem por objetivo descrever como se deu virtualmente as interações professor-aluno, aluno-conteúdos e família-escola, como também analisar a influência exercida no ensino-aprendizagem. Assim, refletimos acerca do processo das relações sociais no ambiente virtual de educação, durante parte do período pandêmico, de forma que a justificativa desta investigação está no contexto inédito do objeto e campo pesquisado. Para isso, os procedimentos metodológicos adotados englobam uma abordagem qualitativa e um estudo etnográfico com base na observação participante, buscando descrever e compreender os fenômenos interativos no desenvolvimento de conhecimentos pelos alunos. Por fim, ressaltamos a importância desse estudo considerando a interação o fenômeno base das relações e dos processos de formação discente individuais e coletivos que interferem na prática educativa escolar.
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