O objetivo deste trabalho é a valorização da língua materna indígena do povo Kariri – Xocó, que pertence ao tronco linguístico Macro-jê, e é formada por 4 dialetos: Dzubukuá, Kipeá, Kamurú e Sabuyá. Para tanto estão sendo utilizado entrevistas orais espontânea com os Dubo Herí (mestres) adultos e anciões que vêm transmitindo suas artes, ofícios, história, cultura, cura e espiritualidade, em oficinas para as crianças e jovens na escolinha da Subatekiê Nunú “Língua Indígena Kariri-Xocó”. O trabalho foi desenvolvido na escola Estadual Pajé Francisco Queiroz Suíra através da construção de material didático como o caderno intercultural do tipo (Fanzine) que conta a história de lutas das mulheres indígenas de cada povo participante, feito também a elaboração e a criação da cartilha, trazendo a proposta de material didático para que os alunos possam despertar, e fortalecer, as memorias ancestrais e cultural do seu povo. A partir deste trabalho foram recuperadas cerca de 270 palavras do vocabulário indígena, tendo 120 já sendo falada pela tribo. No que se refere à participação em programas educacionais, pesquisadores docentes e alunos têm atuado como assessores e instrutores no Programa de Formação de Professores Indígenas tendo como referência D.E.L.T.A.,Vol,15,Nº. Especial,1999 (257-290)“Para os índios, o conhecimento das orações e dos diálogos de doutrina era uma exigência para ser reconhecido como índio forro.” (Araujo,168, p.191).
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica