Este estudo discorre sobre as atividades realizadas no subprojeto da Residência Pedagógica vinculado ao curso de licenciatura em História da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, campus III o qual dispõe, desde o processo de adaptação dos residentes ao ensino remoto - em razão da pandemia da Covid-19 - às discussões sobre a urgência de desenraizar definitivamente a “educação bancária” conforme as reflexões freireanas; sobretudo quanto à construção do saber histórico através da premissa ruseniana pautada na importância da consciência histórica; interseccionando às experiências vivenciadas ao longo do projeto iniciado no segundo semestre de 2020, sob abordagens desenvolvidas entre o diálogo academia-campo a qual contemplara as turmas do 2° ano do Ensino Médio. Dadas as informações preliminares, o trabalho produzido trata-se de um relato de experiência composto pela descrição de duas intervenções em uma das escolas da rede pública estadual do município de Palmeira dos Índios: Escola Estadual Almeida Cavalcanti, localizada na zona urbana da cidade.
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ELUNEAL Pibid RP UNEAL
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