A CONSTRUÇÃO DO SABER HISTÓRICO VIA ENSINO REMOTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Autor
  • Leyla Lennart Nunes Correia
  • Co-autores
  • Bruna Grasielle Ferreira Mercoli
  • Resumo
  • Este estudo discorre sobre as atividades realizadas no subprojeto da Residência Pedagógica vinculado ao curso de licenciatura em História da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, campus III o qual dispõe, desde o processo de adaptação dos residentes ao ensino remoto - em razão da pandemia da Covid-19 - às discussões sobre a urgência de desenraizar definitivamente a “educação bancária” conforme as reflexões freireanas; sobretudo quanto à construção do saber histórico através da premissa ruseniana pautada na importância da consciência histórica; interseccionando às experiências vivenciadas ao longo do projeto iniciado no segundo semestre de 2020, sob abordagens desenvolvidas entre o diálogo academia-campo a qual contemplara as turmas do 2° ano do Ensino Médio. Dadas as informações preliminares, o trabalho produzido trata-se de um relato de experiência composto pela descrição de duas intervenções em uma das escolas da rede pública estadual do município de Palmeira dos Índios: Escola Estadual Almeida Cavalcanti, localizada na zona urbana da cidade.

  • Palavras-chave
  • Residência Pedagógica, ensino remoto, saber histórico.
  • Área Temática
  • História RP
Voltar Download
  • Biologia PIBID
  • Química PIBID
  • História PIBID
  • Geografia PIBID
  • Pedagogia/alfabetização PIBID
  • Matemática PIBID
  • Letras-Português PIBID
  • Letras-Português/Espanhol PIBID
  • Intercultural Indígena PIBID
  • Biologia RP
  • Química RP
  • História RP
  • Geografia RP
  • Pedagogia/alfabetização RP
  • Matemática RP
  • Letras-Português RP
  • Letras-Inglês RP

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica