A educação no Brasil tem sido marcada por grandes desafios. Isso ocorre devido a diversos fatores como a aulas estritamente tradicionais na abordagem de grande parte dos conteúdos. Em contraposição a isto, este estudo utiliza a gamificação: uma das metodologias intensificadoras de ensino. Também a partir da ideia de sair de aulas de caráter mais passivo e estimular os alunos a se posicionarem como sujeitos de sua própria aprendizagem, existe a necessidade de entender a Ciência, como algo não desconexo de seu cotidiano, como propõe o conceito de Alfabetização Científica (AC). Diante disto, os objetivos deste estudo foram iniciar a visão dos alunos sobre a importância das abelhas e obter certa criticidade sobre o assunto AC, utilizando a gamificação como uma forma de potencializar e despertar o interesse. A partir disso, construir um relato de experiência desse ideário feito em sala de aula. Esta pesquisa foi delineada por participantes do Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Alagoas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Campus II. Em relação aos resultados, a maioria dos alunos demonstrou pouco raciocínio lógico diante das afirmações, sem relacionar conceitos e pensar no prático e cotidiano, o que entra em declínio com um dos objetivos deste estudo que é o de iniciar uma AC sobre o assunto. Um outro fato é que esses alunos demonstraram não estar acostumados com esse tipo de atividade diferente, em alguns momentos, não sabiam como se comportar diante de algo tão novo, apesar do iminente interesse na participação da atividade.
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