No atual cenário mundial, o Brasil foi fortemente abalado por problemas advindos da pandemia da Covid-19, com isso, os professores passaram a ministrar as aulas de forma remota. Em meio a esse contexto, as famílias desempenharam um papel crucial no processo de aprendizagem das crianças. Dessa forma, questiona-se: Que contribuições a família tem apresentado na alfabetização e letramento das crianças, no período de isolamento social decorrente da pandemia do Covid-19? A pesquisa tem como objetivo investigar duas escolas da rede pública da cidade de Arapiraca-AL, sobre as práticas educativas no processo entre escola e família durante o período de isolamento social causado pela pandemia do vírus SARS-Cov-2. Os procedimentos metodológicos utilizados perpassam por uma pesquisa do tipo qualitativa, com aplicação de um questionário aberto, contendo sete questões, encaminhado por meio do Google Forms para 8 pibidianos (Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID). Como aporte teórico destaca-se as ideias de Souza (2020); Leal (2011); Soares (2005); Freire (19991); Lemle (1988) entre outros. Com a coleta de relatos de experiências, pode-se concluir que todas famílias participaram da vida escolar dos filhos dentro de suas limitações, algumas alcançaram um melhor nível de aprendizagem, enquanto as crianças que não conseguiram esse rendimento foram decorrentes da ausência do acesso às tecnologias e internet.
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