O presente estudo discute uma experiência vivenciada na atuação do PIBID Ciências Biológicas, numa turma de 3° série em uma escola estadual no sertão de Alagoas. Tem por objetivo avaliar a adoção da ferramenta didática-metodológica, a Sequência Didática Interativa (SDI), para construção do conceito de Evolução Biológica, a partir de interações entre os alunos. A SDI consiste em três passos: conceito individual, conceito em grupo e o conceito geral, este último construído por um representante de cada grupo. Ao término da SDI houve comparação do conceito feito pelos representantes da turma com o conceito apresentado pelos mediadores, que neste caso, foram os PIBIDianos. A pesquisa possui caráter qualitativo e é justificada pela necessidade de trabalhar ferramentas metodológicas significativas para construção de um conhecimento integrado, que considera as experiências anteriores dos indivíduos e as aprimoram com o conhecimento científico dado em sala de aula. Foi evidenciado que o conceito construído pelos alunos se aproxima do conceito científico, concluindo que a SDI é uma importante ferramenta para construir um conhecimento significativo, baseado na relação ensino-aprendizagem entre professor-aluno. O embasamento teórico deste trabalho está fundamentado em autores como Oliveira, Alencar, Gadotti entre outros.
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