Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências e os desafios vivenciados na Escola Estadual Tarcísio Soares Palmeira- EETSP, em São Miguel dos Campos- AL- por professores de Português, em formação, participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP), do Subprojeto em Língua Portuguesa do campus IV- Língua Portuguesa E BNCC: saberes e sabores, da Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL. O presente artigo objetiva também ressaltar as contribuições somadas à formação inicial dos licenciandos, através dos cursos oferecidos pelos docentes orientadores e IES, bem como dos cursos de formação continuada oferecidos pela EETSP, além de divulgar resultados das experiências alcançadas durante o programa RP. As experiências foram descritas com foco no campo da formação profissional, em que a construção do conhecimento se deu e se desenvolveu na interação social e na prática educativa. Pretende-se, ainda, retratar a nossa participação para a contribuição escolar e discutir sobre a importância da habilidade reflexiva para a docência e do Programa de Residência Pedagógica no processo de ensino e aprendizagem, bem como analisar se os objetivos do projeto geral do PRP foram alcançados até aqui. Para esta análise, contaremos, além de outros, com as contribuições da BNCC (2018), Almeida (2016) e do Projeto em Língua Portuguesa: saberes e sabores (2018).
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica