O Decreto n° 7.651/2020 regulamentou a substituição das aulas presenciais pelas
atividades desenvolvidas no âmbito do Regime Especial de Atividades Escolares Não Presenciais
(REAENP). O objetivo do estudo é dar ressonância às vozes dos estudantes de uma escola de
ensino básico sobre as percepções vivenciadas com a realidade de ensino remoto emergencial, bem
como a retomada do ensino presencial, mesmo com a pandemia ainda em curso. Trata-se de um
estudo quantitativo e qualitativo sobre a percepção dos alunos acerca do ensino remoto e o retorno à
modalidade presencial. Participaram da pesquisa estudantes do 1º ano ao 3º ano do Ensino Médio. A
coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aplicado de forma virtual pela plataforma
Google Forms. Das turmas participantes da pesquisa, responderam ao questionário um total de 42
estudantes, sendo que a maioria 64,3% (27) eram do gênero feminino, enquanto 35,7% (15) do
masculino. A faixa etária com mais participantes foi a de 17 a 18 anos com 66,7% (28), seguida da de
14 a 16 anos com 31% (13). Diante do cenário pandêmico atual, foi necessário o uso de TDIC,
embora tenha sido uma situação de grandes desafios, tanto para os discentes quanto para os
professores. Ademais, se faz necessário que os professores se adequem cada vez mais às
tecnologias, tendo em vista que o sistema de ensino tradicional está defasado e é preciso sempre se
atualizar e apostar em novas técnicas de ensino, o que faz a formação continuada ser de grande
importância.
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