Percepção de estudantes do ensino médio quanto ao ensino remoto e a volta ao presencial

  • Autor
  • Weslley Melo Santana
  • Co-autores
  • Pedro Dantas Lima , João Paulo Vieira Machado , Andressa Cabral Silva , Tâmara Soares de Barros , Jackeline Santos Vieira , Stefane Bezerra Silva Costa , Elaine Paula Gonçalves Alencar
  • Resumo
  • O Decreto n° 7.651/2020 regulamentou a substituição das aulas presenciais pelas

    atividades desenvolvidas no âmbito do Regime Especial de Atividades Escolares Não Presenciais

    (REAENP). O objetivo do estudo é dar ressonância às vozes dos estudantes de uma escola de

    ensino básico sobre as percepções vivenciadas com a realidade de ensino remoto emergencial, bem

    como a retomada do ensino presencial, mesmo com a pandemia ainda em curso. Trata-se de um

    estudo quantitativo e qualitativo sobre a percepção dos alunos acerca do ensino remoto e o retorno à

    modalidade presencial. Participaram da pesquisa estudantes do 1º ano ao 3º ano do Ensino Médio. A

    coleta de dados foi realizada por meio de um questionário aplicado de forma virtual pela plataforma

    Google Forms. Das turmas participantes da pesquisa, responderam ao questionário um total de 42

    estudantes, sendo que a maioria 64,3% (27) eram do gênero feminino, enquanto 35,7% (15) do

    masculino. A faixa etária com mais participantes foi a de 17 a 18 anos com 66,7% (28), seguida da de

    14 a 16 anos com 31% (13). Diante do cenário pandêmico atual, foi necessário o uso de TDIC,

    embora tenha sido uma situação de grandes desafios, tanto para os discentes quanto para os

    professores. Ademais, se faz necessário que os professores se adequem cada vez mais às

    tecnologias, tendo em vista que o sistema de ensino tradicional está defasado e é preciso sempre se

    atualizar e apostar em novas técnicas de ensino, o que faz a formação continuada ser de grande

    importância.

  • Palavras-chave
  • EaD, tecnologias, aulas remotas.
  • Área Temática
  • Biologia RP
Voltar Download
  • Biologia PIBID
  • Química PIBID
  • História PIBID
  • Geografia PIBID
  • Pedagogia/alfabetização PIBID
  • Matemática PIBID
  • Letras-Português PIBID
  • Letras-Português/Espanhol PIBID
  • Intercultural Indígena PIBID
  • Biologia RP
  • Química RP
  • História RP
  • Geografia RP
  • Pedagogia/alfabetização RP
  • Matemática RP
  • Letras-Português RP
  • Letras-Inglês RP

Comissão Organizadora

ELUNEAL Pibid RP UNEAL

Comissão Científica