O presente trabalha refere-se a apresentação de uma nova abordagem a cerca do ensino e aprendizagem de matemática. Trata-se de um trabalho que visa trazer informações sobre a importância de desenvolver nos alunos conceitos que a autora Britânica Jo Boaler apresenta em seus livros Mentalidades Matemáticas, além disso o presente artigo procura apresentar as teorias de Gérard Vergnaud, que pesquisa sobre a teoria dos campos conceituais e sua importância na aprendizagem de matemática, observando as ideias de desenvolvimento cognitivo de Piaget e apresentando com isso sua perspectiva sobre princípios aditivos e multiplicativos, por exemplo. Será apresentado o termo neuromatemática, sendo que este termo defende a relação entre a matemática e o comportamento cerebral como recurso para a aprendizagem. O presente artigo, visa apresentar as concepções e as formas de representar as teorias de conhecimentos que ambos os pensadores centrais da pesquisa defendem, compreendendo assim, como a pesquisa é importante para o atual cenário educacional que vivemos.
Comissão Organizadora
ELUNEAL Pibid RP UNEAL
Comissão Científica