O presente trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciado por licenciandos em Letras por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, subsidiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES e realizado na Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL, na Escola Estadual Dr Paulo de Castro Sarmento. Durante as aulas de língua portuguesa. Observamos em sala de aula, no ensino fundamental II, particularidade acerca da literatura, em especial as obras de Jorge de lima, podendo ser notada a extrema importância da literatura para que os alunos mergulhem em leituras que ative e aguce seu senso crítico e também contribua para o seu desenvolvimento crítico e sócio emocional, além das várias possibilidades de apreensão da cultura estabelecida durante o desenvolvimento das aulas. O objetivo deste trabalho é mostrar que os clássicos literários, e de forma particular a literatura Alagoana podem contribuir de forma ativa para o desenvolvimento do hábito da leitura infantil, construção do vocabulário e formação crítica enquanto indivíduos. Assim, a questão norteadora que buscaremos responder é: será que o uso da literatura infantil em seus mais diversos âmbitos, é eficaz ou não para melhorar o desenvolvimento qualitativo das aulas no ensino fundamental? Essa é uma pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico e como procedimentos metodológicos utilizamos os diários de campo desenvolvidos pelos bolsistas. Por fim,vale contextualizar e exprimir a importância do PIBID, para todos os que se beneficiam dele.
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